1ª - Deslocar grande número de pessoas por baixo custo per capta;.

Checar a estrutura de empresa locadora ou transporte, se tiver dúvidas peça para fazer uma visita para checar a estrutura da empresa e as condições da frota.

Verifique se a frota de veículos é própria ou terceirizada, solicite fotos dos veículos.

Verifique se a empresa cumpre as obrigações trabalhistas (CLT), ou se contrata motoristas free lancer - o chamado "bico" (neste caso o motorista não possui treinamento, vínculo e nem compromisso com o cliente).

As empresas locadoras de veículos certificadas pela ANTT, SPTrans e EMTU, além do seguro obrigatório (DPVAT), possuem seguro de passageiros denominado APP. Portando, solicite cópia da apólice.

Não existe. Certas empresas, para sobreviverem, praticam preços muito baixos e condições de pagamento imperdíveis em relação as locadoras preocupadas com sua segurança - desconfie!

Sim. Os principais órgãos de fiscalização são: SPTrans (municipal); EMTU (Grande São Paulo); ANTT (rodovias federais), ARTESP (rodovias estaduais). E em muitos casos, veículos que não atendem as normas de segurança e empresas locadoras e de transportes que não cumprem as obrigações são recolhidos ao pátio, causando muitos transtornos e frustrações aos clientes.

Não devemos acreditar em condições de pagamento imperdíveis, desconfie de valores baixos, no transporte de passageiros não existe mágica.

Investigue, é seu direito, e em caso de dúvidas solicite cópias de todos os documentos (apólices, certidões), empresas idôneas respondem as estas solicitações prontamente e ainda convidam seus clientes a conhecerem sua estrutura. Você pode verificar também os órgãos competentes (on line).

Dicas Dicas